sábado, 14 de novembro de 2009

Teo(Ego)logia

Uma fusão bagunçada.
Já aviso que posso ser um pouco exaustivo no que exponho aqui.

Batendo o martelo no prego afundado.
Bom é a frase que me vem a mente quando penso que temos que frequentemente repetir nossos discursos sobre nossa fé no que diz respeito ao que esta acontecendo no "gremio cristão".
Quanta bagunça.
Confesso que as vezes é cansativo explicar para alguns que não partilhamos da visão de certos 'lideres'. Apesar de tudo continuamos praticando o que nossos irmãos disseram:

"Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês" - I Pe 3:15b
"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." Rom. 12:21

É triste ver aqueles nossos irmãos caírem e não reconhecer. Antes seria bonito assumir o erro, retratar-se e reparar, do que a negação.
Mas enfim aqui vamos nós continuando a martelar (ou pregar como preferir).

O fato que ocorre é o seguinte. Em nossos dias muitos
irmãos estão sendo seduzidos a teo-ego-logia.
Caraca veio que isso?
[Haha]
Bom criei este termo para descrever o fenômeno self-service da teologia moderna.
Há um baralho de teologias criadas que se a molduram as necessidades de seus protagonistas (idealizadores). Eles se cercam de cliches e jargões que os fazem serem incontestaveis e 'donos da verdade'.

Deixa-se de lado o efeito real da confrontação de Deus na vida humana em prol da conveniência destes líderes.
Alguns rabinos fazem mensão a passagem de Jacó no val de Jaboque que após um encontro real com Deus teve uma luta tremenda que o marcou para o resto de sua vida. Ao invés disso vemos queridos irmãos vendando seus próprios olhos e entrando de sandálhas na presença de Deus.
Loucos. Só podem ser.
Não entendo o que se passa na cabeça desses caras. Não os jugo, pois cabe a Deus faze-lo, mas os tenho considerado irrelevantes (anatemas).

É a Teologia do conveniencia. haha, desculpa eu não me aguento.
São ensinos da minha batalha espiritual, que através de Minhas Orações venço o mal (já não há submissão a Deus: Eu fui no terreno do inimigo e tomei tudo que me roubou).
A prosperidade e o acumulo de recursos neste celeiro (juntando tesouros na terra). Doidera!
Abstenção da justiça e a parcialidade em excerce-la.
A omissão nas questões sócio-ambientais e sócio-economicas.
Manifeções eufóricas para a auto degustação.
O extrupo espiritual contra os novos na fé.
A extosão e a ludibriação dos nossos pobres. Feudalismos moderno.
Servidão ao capitalismo gospel.

Chega! Vamos nos levantar contra isso.
Precisamos nos apartar disso, não compartilhar do erro. Ter o coração aberto para receber os arrependidos, mas não tomar parte da carnefissina dos inescrupulosos.

Mesmo judiados e massacrados pelas massas que vão nessa direção continuemos na contra-mão. Acho que é isso aqueles peixes salmões podem nos ensinar.
Vamos gritar para os que ouvem, ouçam.


1 Pedro 3:10 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

"Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço." - Marcos 9:42

Pra entender melhor o termo, veja a Etimologia:

Ego
Do Latim
- Primeira pessoa do singular - Eu

Logia
Do grego - logos - estudo, descrição, relato.
em português:
  1. um campo de estudo; um estudo de um assunto em particular.
  2. algo dito ou a maneira de dizer
Teo
do grego - theos
- Deus

Nenhum comentário: