domingo, 6 de dezembro de 2009

Amigo Nosso que estais no céus...


Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:15

 Alguns anos atrás participei dum seminário onde o palestrante disse:
- Se você tem dificuldade de chamar Deus de "Pai", por algum evento que tenha ocorrido com a referencia de pai que você tenha, Chame-o de "Mãe" ou de "Avô","Tio", Ele entende.


Não sei o impacto que isso causou nas demais pessoas que ali estavam, mas até hoje isso me soa ao coração.
Tive uma experiência um pouco dolorosa com relação aos meus referenciais humanos (na família). Filho de pais separados passei o amargor da adolescência sem ter a quem recorrer nos momentos de conflitos e dores juvenis. Com o falecimento de meu padastro e principalmente de meu avô, sem perceber parte de mim se foi junto.

Todavia conheci algumas pessoas que são um travesseiro para o coração reclinar. São conhecidos por amigos.

Num momento de desabafo com Deus me lembrei que seu nome é conhecido como "Emanuel" o Deus que está comigo e que partindo do principio do respeito, posso chama-lo de "querido Amigo", "amado Vovô", "Terno Tio", etc.


Não imagina o grande peso que isso tira do coração. Não há condenação por chamar Deus de outros adjetivos, além de Pai.


Sabe fica um grande abismo de separação entre algumas pessoas e Deus quando as forçamos a chamar Deus "disso" ou "daquilo" (Vossa santidade, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, Senhor, Altíssimo). Cada ser humano tem uma história de vida e diferentes formas de encarar situações. Alguns chamam seus pais pelo nome, outros com adjetivos, outros ainda por apelidos carinhosos. Por que com Deus tem que ser diferente, se Ele mesmo se coloca na posição de Aquele que esta junto e não distante? Por que devo tratar Alguém tão próximo por um adjetivo que me é tão distante?


Jesus mostrou-nos que Deus é Aquele que esta nos Céus como na Terra. Em Santidade e em entrega de Sacríficio. Sempre Conosco. O Planeta esta empregnado da presença de Deus (Nele nos movemos e existimos).



Termino com o trecho de um poema de um irmão:

"Pai. Em sua finita forma de ser pai, me ensinou as infinitas formas de Deus ser Pai."


Obrigado Aba por Ser meu Amigo. ^^

Nenhum comentário: