sábado, 8 de maio de 2010

Ovelhas sonham com pastores

"Nem todo mundo é uma fraude Jake. Não são todos os grupos que se tornam destrutivos como o de vocês. As pessoas que tratam os líderes como se eles possuíssem uma unção especial são as que correm mais risco de serem enganadas por eles. Parece que as pessoas que são investidas de maior autoridade se esquecem de dizer não aos próprios apetites e desejos. Os líderes acabam muitas vezes servindo a si mesmos, achando que estão servindo aos outros outros só pelo fato de manterem uma instituição funcionando. Muitos são servidores autênticos que , apesar de só desejarem ajudar os demais, foram levados a crer que esse é o melhor modo de fazê-lo. O Erro do sistema deve sempre ser separado dos corações que pertencem a ele.
No fim, todo sistema humano desumaniza as pessoas a quem procura servir, e a maioria dessas pessoas que o sistema desumaniza são as que pensam que o lideram. Mas nem todo mundo se deixa dominar pelas prioridades do sistema. Muitos vivem na vida do Pai e ajudam generosamente os outros quando Ele lhes dá oportunidade." - Trexo extraído de Por que você não quer mais ir a Igreja?


Pra dizer a real este texto pediu para ser escrito em minha mente há muito tempo, mas só agora parei para isso.
Estive pensando todo esse tempo: O que é o ministério pastoral hoje? Será que tem o mesmo significado que tinha para Jesus? A mesma comissão dada a Pedro?
Tive experiências muito dolorosas na relação lider/liderado.
O fato que hoje vivemos inseridos num contexto e num sistema que o sinônimo de Pastorado tornou-se:

- Imposição
- Ser obedecido a todo custo
- Multiplicação numérica
- Super-faturamento
- Status
- Não ser admoestado por ninguém (impecável)
- Monarquia (de pai para filho)
- Ex-pecador (perfeito)

Esse molde que se deu aos pobres irmãos em cristo denominados Pastores - dum superman - e que eles mesmos adotaram tem matado muitos na fé, quando não eles mesmos os que os cercam. São pessoas com alma mutilada, acostumada com uma vida farisaica. Ao invés de enriquecidas com a Graça Redentora de Cristo e o acolhimento do Corpo que não vive separado (olho fora do rosto e etc) acabam adotando uma vida de méritos e deméritos, leis, aparência e acepção.

Posso dizer que grande parte das pessoas que conheço que saíram da igreja foi por procurarem ajuda daqueles que foram incumbidos de ajudar e receberam desprezo e desamor. Pra onde foi o mandamento do Senhor (amor)?

Vejo amigos serem ridicularizados em sua fraqueza. São colocados em “disciplina” e abandonados nela. Não são cuidados e tratados com oração e respeito. Não há um acompanhamento. É como pegar um paciente terminal colocá-lo na UTI e abandoná-lo a sua própria sorte que incapaz acaba morrendo. Pessoas precisam ser tratadas como pessoas.

Infelizmente os lideres estão tão atolados neste molde que acabam confundindo sua identidade humana-cristã com o êxito em exercer o “ministério” pastoral. Vitimas de si mesmo.

Dificilmente vemos um pastor/lider assumir suas fraquezas e assumindo seu lugar no corpo.

Tipo: - Gente apesar da responsabilidade me dada ainda sou Membro do mesmo corpo e preciso ser sarado, acolhido e corrigido - O Cabeça continua sendo Cristo e nós seus submetidos.

Não estou falando dum pastor que saia confessando seus pecados no púlpito, mas dum cara que seja humilde o suficiente em reconhecer que é de carne e osso e que vai morrer um dia. Deixar de ser um velho acomodado em sua cadeira de profeta Velho.

Admiro Pedro por vê-lo sendo admoestado por Paulo e ao menos ao que parece, teve o coração humilde e reconheceu a falha.

Precisamos de cristãos, prontos a ouvir, orar, chorar, rir e então falar. Em Cristo não há mais nível hierárquico espiritual, mas submissão mútua, sujeição uns aos outros.

Um pastor duma igreja que frenquentei dizia que quanto mais você tem responsabilidades no corpo, mais você regride de “cargo”, menos você é servido e serve mais. É o mestre lavando os pés dos discípulos.

Para honrar o título da postagem digo: ovelhas sonham com pastores que sejam ovelhas do Sumo-Pastor. Que lembrem-se que comemos todos do mesmo pasto e que todos estamos na mesma condição de redimidos.
O que aconteceu não foi uma super-evolução Pokémon que o tornou uma classe mais elevada, mas um rebaixamento para ser quem serve um pouco mais.

Acredito que Jesus esteja ainda perguntando ao Pastor:

- Pastor tu me amas?
- Senhor tu sabes que te amo
- Então cuide de minhas ovelhas


Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido
João 10:14

6 comentários:

Patrícia Albarez disse...

Sabe Tom... eu estava fazendo um trabalho sobre confissao e perdao agora mesmo, e encontrei um artigo que falava um pouco isso, sobre lideres que esquecem que tb fazem parte do Corpo e nao praticam em suas vidas a confissao de seus proprios pecados. E ontem estava numa vigilia de uma pequena congregacao aqui em Sydney, e o missionario responsavel por esse pequeno grupo de irmaos estava clamando a Deus, pois alguns dias antes um outro grupo de irmaos pediu a ajuda dele urgente, mas ele nao tem como ajuda-los. E ele dizia: "Quem ira ate la ajudar esses irmaos? Nao sao uma multidao, nao tem muito glamour, sabe? Sao apenas 10 irmaos precisando de ajuda ali naquela cidade... Quem ira?". Aquilo cortou meu coracao. A falta de pastores aqui. O excesso de pastores ai. Enquanto isso, aquelas ovelhas vao continuar sonhando com um pastor... Deus tenha misericordia. Que Deus levante trabalhadores. Que NOS nos dispusamos a Ele. Que nos nao somente digamos "Eis-me aqui, eu irei, eu cuidarei das ovelhas", mas que nos levantemos e demos o primeiro passo pra longe do nosso conforto, entendamos a nossa mao.
Deus te abencoe ai irmao! So mais uma coisinha: Vc nao precisa ter o titulo, vc o pode ser comecando hj com akeles que Deus trazer ao seu redor, ao seu conhecimento. Tom, escute vc mesmo essas ovelhas clamando por um "pastor". Deus te abencoe! Bjao amigo!

Ever.TON disse...

Oi Paty.
Não sabe como é ÓTIMO ver você comentando aqui.
Então eu já tenho respondido a medida que posso a este clamor, sendo sal e luz onde posso

Hoje no culto de Ceia virei pra Pri e falei:
- Pri você acha que levo jeito pra ser pastor?
- sim - disse ela - Porque?
- Estou pensando em servir nesse ministério.Mas tenho receio
- Amor é como você disse uma vez 'nós vamos cuidar das pessoas' - disse a Pri.

Sou grato a Deus por dispertar em meu coração esse desejo. confesso que estou com um pouco de medo (receio), mas confio em quem nos Chama.Agora é esperar. Talvés eu não seja um pastor credenciado, mas na pratica do andar junto, seja por um blog,e-mail,amizade, compania, etc.

Como dizem o chamdo é feito de 2 partes:
1º Eis-me aqui Pai (prontidão)
2º Fala que te ouço (disposição)

abs

Regina Farias disse...

Oi, Everton!

Parabéns pela reflexão!

E desejo boa sorte na "empreitada" super espinhosa, pois o que eu percebo é que não é nada fácil ser um verdadeiro pastor, por o homem ser naturalmente vaidoso e se deixar levar pelo afã da fã carente (trocadilho podre rss) então se apavona e se acha o cara. Aproveita-se da baixa auto-estima das pessoas que buscam resposta para suas dores da alma e se fazem ícones substitutos.

Nunca engoli (e isso eu já coloquei em texto no meu blog) esse papo de beijar anel de papa que veste prada (putz, outro trocadilho barato rss), beijar mão de padre, coisa com a qual convivi grande parte da vida e à qual nunca me submeti nem criança, nem adolescente, nem adulta! Adulta, passei a ver essa reverência toda feita com pastores evangélicos e acho tudo isso muito doentio. Nenhuma cultura religiosa me convence de que isso é saudável e proveitoso para ambos.

O pior de tudo é que eles - os líderes religiosos - amam esse oba-oba em cima deles e fazem de conta que não.

Queria ver pelo menos um deles fazer como Pedro - esse sim apascentava as ovelhas! - que disse a Cornélio quando este curvou-se para ele:

- Ergue-te, que eu também sou homem!

Abs...

R.

Tiago Scala disse...

Verdade meu querido, temos mesmo pensamentos em comum. Amei seu texto. Amei a ponderação. Amei os questionamentos e a intolerância com o que é errado. Também passei a seguir-te daqui.

Interessante pensar que cada vez que assumo mais um cargo estou descendo mais para a posição de servo. Seria para baixo o caminho do céu?

Abraços,

tsc

Patrícia Albarez disse...

Caraca! To adorando os comentarios da galera (Tiago e Regina)! Adorei "cada vez que assumo mais um cargo estou descendo mais para a posição de servo. Seria para baixo o caminho do céu?" e "Queria ver pelo menos um deles fazer como Pedro - esse sim apascentava as ovelhas! - que disse a Cornélio quando este curvou-se para ele: Ergue-te, que eu também sou homem!". Mas ae gente, isso nao eh soh pros pastores nao. Eh pra nos tb. Eh pra qq lider numa igreja, seja de jovens, criancas, grp de oracao, louvor, limpeza, cozinha... e digo mais: Qto mais responsabilidade no corpo de Cristo, menos vc eh, pq eh ai vc tem que servir as pessoas MEEEEEESMO. Nao tem mais final de semana, feriado prolongado... vc tem que ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair, e qdo todo mundo finalmente vai pra casa, aquela bagunca toda eh voce a pessoa ideal pra limpar, haha... Enfim, quero dizer que qto mais alto vc chega, menos vc se torna pra gloria do PAI, soh dele e ponto. Pois eh, e assim vamos caminhando...

Tom, interessante a resposta da Pri: "é como você disse uma vez 'nós vamos cuidar das pessoas'". Eh isso... adorei! Quebrou as pernas, kkk...

Deus abencoe vcs 2 nessa caminhada. Abracao amigo! Bjao!

Priscila Silva disse...

Tom, é impressionante como as ideias batem. Por mais que eu não tenha - ainda! - lido o livro, concordo com o que li.
Cada vez mais vemos pessoas "influentes" na igreja... sumirem, assim, de repente! E, PIOR ainda, as pessoas, no geral, não se dão conta disso. Ou, no máximo, sabem que a pessoa está ausente, mas não sabem o pq.
É difícil ser pastor, líder? Acredito que sim. Se as responsabilidades que ganhamos dos homens já nos deixam preocupados para cumprí-las corretamente, imagine as responsas vindas do alto...
Mas, sendo ela divina ou não, acho que tem que ser cumprida com todas as regras, atenção e, digo, até carinho.
Infelizmente, existe cada vez menos pessoas com essa capacidade. E, o pior, quem perde são os próprios (os chamados) "cabeças". Suas ovelhas vão embora, uma a uma... Se vão para outro rebanho... que bom! O problema é quando não gostam mais de serem pastoreadas...