quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Fariseus: além da rixa cristã


Antes de mais nada sei que devo explicações.

Sabemos o tom que foi dado hoje a nomenclatura "FARISEU" devido a um grêmio conteporaneo de Jesus que o perseguiu e forjou um plano para mata-lo. Ao falar "Fariseu" já pensamos num lunático religioso que usa pretextos para fazer o que quer utilizando-se da fé e da falta de conhecimento de outrem ou uma pessoa que fala mas não vive.

Procurei saber o significado original da palavra Fariseu e descobri que era apregoado no sentido de "Separados" e "Santos". Eram grandes observadores da lei. O grande problema se deu, quando eles começaram a interpretar as escrituras de forma que dificultava ao invés de facilitar a vida das pessoas. Eram pessoas influentes, pois administravam as sinagogas.


O lance é o seguinte, estive pensando no onibus enquanto voltava pra casa (quando não estou grudado com a cara na janela babanbo eu penso =p). Nós vivemos lutando contra o "farisaismo", mas na verdade ele não foi tãããoo ruim assim.

Jesus nunca disse: "- Fariseus seu bando de imprestaveis", generalisando assim esta classe.

Ele dizia: "- Ai de vocês fariseus hipócritas..."


Jesus é contra a hipocrisia no geral, não contra um grupo de pessoas.
É de chocar se considerarmos que o próprio Jesus tinha seguidores fariseus que o procuravam.
Sei que não há muitos detalhes mas Nicodemus e José de Arimatéia podem ter sido fariseus.Saulo de Tarso foi fariseu.


Bom com tudo isso não quero fazer uma campanha em prol da redenção Farisaica, mas dispertar nossa atenção que os caras que realmente observam as escrituras com sinceridade enchergam os fatos com mais clareza. Ou negaremos o bem que Paulo fez ao cristianismo?


Hoje ser evangélico tem ganhado um certo tom para as pessoas que nos assistem "de fora" como os seguidores da bíblia de Jesus, os caras falsos, mentirosos, ladrões. Mas não é verdade tal generalização. De igual modo com os fariseus até então injustiçados.
Acredito que haviam fariseus sinceros.
Se todos fariseus na época não estivessem tão atolados na sujeira da Hipocrisia Humana (adanica) eles poderia ser os primeiros a apontar para cristo. Infelismente eles estavam esperando o Cristo equipado de exércitos e cavalos, mas na verdade Ele estava entrando em Jerusalém num jumentinho.

Pessoal vamos observar as escrituras com sinceridade e coração disposto para que assim possamos enxergar a Cristo e conhece-lo na prática.
Neste âmbito quero ser um cristão fariseu - Observador asiduo da palavra e discipulo de Cristo.
É momento de bereanizar o Cristianismo.

Aquele que esta atolado em suas conveniencia, atolesse mais. Aquele que procura a verdadeira liberdade da fé continue caminhando.

Acrescentando
de wikipedia
Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico.A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".
Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

Nenhum comentário: