terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mas onde estão os pensadores da atualidade?

Centenas de milhes de jovens estão nas escolas em todo o  mundo, mas são vítimas de uma educação em crise. Os professores estão se transformando em máquinas de ensinar, e os alunos, em máquinas de aprender.
O futuro da humanidade depende da educação. Os jovens de hoje serão os políticos, os empresários e os profissionais de amanha. A educação não precisa de consertos, precisa passar por uma revolução.
Nessa revolução, em primeiro lugar, é necessário que os professores sejam valorizados e aliviados. Nunca uma classe tão nobre foi tão desprestigiada profissionalmente. Eles deveriam trabalhar menos e ganhar mais.
Os professores da pré-escola a universidade deveriam ter um salário igual ou superior do que o de juízes, dos promotores, dos psiquiatras, dos psicólogos, clínicos, dos chefes de polícia. Por quê?
Porque o trabalho deles [e tão ou mais importante do que o de todos esses profissionais. Os professores educam a emoção e trabalham nos solos da inteligência para que os jovens não adoeçam em sua mente, não se sentem nos bancos dos réus, não façam guerras.
Quem é mais importante aquele que previne as doenças ou aquele que as trata? A medicina preventiva é certamente mais importante do que a curativa. Os educadores são os profissionais que mais contribuem para a humanidade. Todavia, que eles estão em um dos Últimos lugares da escala profissional.
Qualquer policial é tratada com mais dignidade que eles.
O mais triste é saber que os professores cuidam dos filhos dos outros, mas muitas vezes não tem recursos para educar seus próprios filhos.
Muitas escolas particulares querem pagar salários melhores para seus mestres, mas não suportam. Os governos deveriam subsidiá-las, deveria resgatar a dignidade das escolas públicas.
Alguém poderia argumentar dizendo que os governos faliram se investissem fortemente na educação. Se metade do orçamento das forças armadas, do dinheiro gasto com pesquisas com antidepressivos, com o aparato policial, com o combate ao uso de drogas fosse investido na educação, os jovens teriam mais chances de serem menos repetidores de informações e mais pensadores, menos doentes e mais sábios, menos frustrados e mais sonhadores.
O caso na humanidade é reflexo do desprezo que as sociedades modernas tem pela educação. Nos discursos políticos a educação está em primeiro lugar, na ação concreta está em último.
Quando vamos acordar?

Augusto Cury - Nunca Desista de Seus Sonhos
Pg 138,139,140

Nenhum comentário: