terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pré-Sal - Bom ou Ma(U) ?

Nos últimos meses, diversos meios de comunicação estão nos falando sobe um tal de “pré-sal”. Dizem e repetem incansavelmente que a Petrobras encontrou a milhares de quilómetros abaixo do fundo do mar, um tipo de petróleo taxado como “o futuro do Brasil”. Tal achado, cujo o governo brasileiro se orgulha tanto, caso dê certo poderá render trilhões de dólares ao nosso país a médio e longo prazo. Dinheiro que o governo promete investir em peso na educação, ponto no qual o Brasil possui uma grande insuficiência.
Nosso governo, através da mídia, está “endeusando” o pré-sal, talvez até mais do que este realmente mereça. O discurso atual de nosso excelentíssimo presidente da república, sobre as vantagens que este petróleo irá trazer para o Brasil se torna um tanto quanto confuso, levando-se em conta sua fala anterior, que colocava o bio-disel como nosso “ás na manga”. Em um mundo onde a palavra da vez é a “sustentabilidade”, o bio-disel, enquanto uma fonte de energia renovável, seria certamente uma alternativa mais ecológica e se enquadraria melhor nas novas tendências mundiais.
Há alguns anos, grande parte dos países poluentes assinaram o Tratado de Kyoto, cujo principal comprometimento era justamente com a redução da emissão de gases poluentes. Tal acordo, ainda está para ser revisto e a tendência é se tornar ainda mais rigoroso. Paralelamente a isto, o Green Peace e outras organizações vem se empenhando cada vez mais para ajudar a amenizar os danos causados por mais de um século de poluição.
Estes fatos nos mostram como o mundo está evoluindo na questão ambiental. O esperado então seria que o Brasil acompanhasse esta evolução, investindo mais e mais em energias renováveis. Ao invés disso, bilhões de dólares são gastos para extrair um petróleo ainda mais poluente do que o conhecido atualmente. É verdade sim, que a Petrobras também investe em um modo de filtrar, capturar e reduzir a emissão do carbono causada pela queima do petróleo, porém esta tecnologia ainda está longe de ser utilizada a nível comercial e pensar que de um dia para o outro teremos isto em mãos é extremamente ilusório.
É preciso deixar claro que o pré-sal pode sim representar algo de bom para o Brasil, porém vistas as consequências, seria preciso antes de tudo, que o governo nos chamasse para debate e prestasse mais atenção na opinião pública. Na mídia, o pré-sal é colocado como salvador da pátria, mas não são mostradas suas graves consequências ao meio ambiente. Em um governo verdadeiramente democrático, seriam mostrados todos os prós e contras desse investimento e o povo então seria mais ouvido e levado realmente a sério. Talvez assim, poderíamos realmente nos orgulhar do pré-sal e de qualquer outra conquista brasileira.

por Pedro Guilherme Ramos, 19/09/2009.
http://outremaquem.blogspot.com/

Nenhum comentário: