quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Barbear

Por Marcia Rocha

Há quem torça o nariz para o hábito e lamente a ausência de ascendência indígena na linhagem da família, que pudesse garantir isenção do incómodo. Basta uma olhadinha no espelho pela manhã e voilá! Lá estão eles, os pêlos acenando para você, que agora está atrasado e certamente praguejando contra a natureza. Embora em determinados períodos históricos os pêlos no rosto tenham sido cultuados, o hábito de removê-los é mais antigo do que seu espelho imagina. Os registros das primeiras lâminas de barbear datam do Período Neolítico ou da Pedra Polida, que compreende, aproximadamente, de 26.000 a.C. até por volta de 5.000a.C. Esse é o tipo de dado que serve apenas para animá-lo em sua rotina, já que o que o objetivo principal desse post é defender que o ato de barbear-se pode (e deve!!!!) ser um ritual prazeroso. Trocando em miúdos, a atividade não é das mais difíceis do seu cotidiano (seja honesto!!!!!), é rápida e pode ser indolor (ai!), se você observar algumas regrinhas básicas. Vamos?

ABC da lâmina
Barbear-se é simplesmente o ato de remover com uma lâmina (ou nesses tão modernos tempos com um barbeador elétrico) os pêlos do rosto e do pescoço. Há vários tipos de barbeadores. Os descartáveis, os que possuem lâminas descartáveis ” que podem ser substituídas ” e os barbeadores elétricos. Optar por um barbeador elétrico pode ser rápido e prático, mas há quem ache que ele não garante aqueeeela retirada rente de pêlos (que a sua namorada a-do-ra!!!!!). Então, se sua escolha é o barbeador comum, vejamos:
Os barbeadores com cabeça móvel são os melhores, porque garantem que a lâmina fique em contato por mais tempo com a superfície do rosto, resultando em um barbear mais eficiente. O ideal é que você invista em barbeadores com múltiplas lâminas, como o Mach 3, da Gilette, ou mesmo em um daqueles de duas superfícies que, com certeza, você lembra de ter visto, quando criança, na gaveta do seu pai. Eles garantem um barbear bem próximo àquele que os barbeiros executam nas barbearias. Qualquer que seja a sua escolha, é imprescindível que a lâmina esteja afiada. Lâminas cegas podem remover, juntamente com o pêlo, um pouquinho da sua pele, então, não tenha medo de trocar seu barbeador regularmente. A longevidade da lâmina depende da freqüência com que você se barbeia, mas o ideal é trocá-la a cada quatro sessões. Sua pele agradece!

O pincel
O pincel é indispensável na hora de conseguir uma espuma cremosa e homogênea. Além disso, seu atrito com a pele massageia, esfolia e ouriça os pêlos que serão removidos. Pincéis de pêlos sintéticos são mais baratos, mas os de pêlos naturais são mais flexíveis. Escolha o seu e mãos a obra!

Preparando sua pele
O atrito da lâmina com o rosto remove juntamente com os pêlos a oleosidade natural da sua pele. Então, é importante escolher um gel ou espuma de barbear para diminuir esse atrito. Vamos a eles:Cremes/espumas: São produtos similares. A diferença é que espumas têm mais ar e vêm em latas, ao passo que os cremes são vendidos em tubos. Ambos hidratam e lubrificam a pele e têm a vantagem de serem facilmente removidos da lâmina. Não esqueça de massageá-los no rosto com as mãos ou com um pincel, por cerca de um minuto, para garantir melhores resultados.Alguns tipos de cremes e espumas contêm aloe vera, que tem entre suas ações a prevenção de infecções e a aceleração do processo de regeneração. Evite produtos que contenham agentes como benzocaína e mentol, que fecham os poros e atrapalham a esfoliação.
Gel: os gels de barbear tornaram-se muito populares nos últimos dez anos, mas há algumas desvantagens em seu uso, já que eles não são facilmente removíveis das lâminas e deixam resíduos na pele e podem ainda obstruir os poros.
O barbear em siAntes de começar, lembre-se de que a lâmina precisa ser umedecida em água após algumas passadas no rosto. Isso garante que ela fique livre dos pêlos que já foram retirados e da espuma. O ideal é barbear-se à noite, depois do banho. Lembre-se de umedecer o rosto com água quente ou morna. Isso garante que os pêlos fiquem mais macios e abre os poros, o que facilita o barbear mais rente.
Pressione o barbeador contra a área que você deseja barbear. Comece pelas laterais do rosto e faça movimentos curtos e lentos sempre na direção do crescimento dos pêlos. Ir contra o sentido do pêlo (escanhoar) resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados. Deixe a região do queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer.
Terminadas as laterais, é hora de abordar áreas mais delicadas como embaixo dos lábios superior e inferior e pescoço. Tente esticar a pele desses locais para tornar a superfície mais plana e deslize a lâmina com cuidado sobre elas. Por fim, lave o rosto com água fria para fechar os poros.

Ouch!
Cortes e pequenos ferimentos fazem parte do barbear. O ideal é pressionar o local do corte com um tecido limpo ou algodão para interromper o sangramento. Se o corte for no centro do rosto, por exemplo, o melhor é trocar o barbeador de lâminas pelo elétrico até que o ferimento cicatrize. Há também o bastãozinho hemostático (com sulfato de zinco) que é inclusive usado por manicures quando o alicate escorrega e machuca a cutícula. Se você não o encontrar, pode aplicar sulfato de zinco em pó em cima do corte.
Depois de tudo…
Eu sei que você deve achar demais todo esse cuidado, mas já que o assunto envolve a pele do rosto, que tal um carinho maior? Produtos pós-barba aliviam a ardência, hidratam a pele e, em alguns casos, ajudam na cicatrização.
Resumindo: procure um bálsamo ou gel pós-barba que contenha vitamina C e E, óleos naturais para hidratar a pele e aloe vera para ajudar na cicatrização.
Se você não quiser meeeeeesmo aderir aos tais produtos pós-barba (o que me deixa arrasada!!!), pode optar por um hidratante ou, se nem isso você se permitir, lavar o rosto com água fria ou esfregar um cubo de gelo (ai!) sobre o rosto para fechar os poros. Pronto! Que tal transformar o hábito em um ritual prazeroso? Você consegue!

Nenhum comentário: