quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Classificação de Perfumes

Estes são termos utilizados para definir as fragrâncias e valem para homens e mulheres. Tava curioso para entender essa coisa toda? Voilá!


Um perfume pode ser definido como uma solução alcoólica formada de 15% a 30% de óleos essenciais ou fragrância, que é a composição de diversas matérias-primas elaboradas pelo perfumista. A perfumaria trabalha, em média, com duas mil a três mil matérias-primas diferentes, classificadas assim:
Naturais “ que vêm da natureza e podem ser vegetais ou animais;
Sintéticas ” aquelas produzidas artificialmente;
Dentro desse universo aí em cima, há uma divisão em 13 grupos olfativos: cítrico, herbal, aldeídico, verde, frutal, floral, especiaria, madeira, couro, animais, musk, âmbar e vanila. Podemos dizer que os aromas se destacam na fragrância de acordo com a disposição desses ingredientes para passarem ao estado gasoso, a famosa volatilidade. Quanto mais volátil, mais para o topo da fórmula. Essa será a primeira impressão que você terá ao abrir o frasco.
A estrutura de um perfume é composta por três partes ” representadas facilmente por uma pirâmide ” que são chamadas de notas. As notas são divididas em:

Notas de fundo ” são aquelas da base da composição, para onde vão os aromas mais fortes, consistentes, pesados. São os que têm maior poder de fixação (duração), ou seja, são os ingredientes que evaporam menos, que permanecem.
Notas de corpo ou de coração ” são as do meio da composição, para onde vão aromas mais “gentis”, mais equilibrados. Essas notas duram bem menos que as notas de fundo, ou seja, depois de um certo tempo elas desaparecem.
Notas de cabeça ” estão no topo da pirâmide. São as primeiras que emergem do frasco e definem o momento em que a gente diz “gosto ou não gosto”. Por isso, é interessante deixar passar um tempinho após a aplicação para sentir o perfume “se abrir”.

Agora vamos lá, garanhão. Mais um pouquinho sobre essas fragrâncias. Pense assim: no mínimo esse post vai te render um bom assunto no meio do jantar e claaaaaaro, olhares admiradíssimos de seus conhecimentos tão variados. Duvida? Então, continua lendo e depois me conta.



ANIMAIS
Musk, ou almíscar ” Feito da secreção de uma das glândulas do veado (oooolha a piadinha sem graça. Eu tó de olho em você!!!). É forte, másculo e, hoje em dia, usado na versão sintetizada (ainda bem!). Esse aroma vai na base, nas notas de fundo.
Âmbar “ É sintético. Originalmente extraído do intestino do cachalote ” uma espécie de baleia ” tem odor meio almiscarado, meio amadeirado e compõe a base, as notas de fundo.
Civet” Esse foi proibido. Era extraído da glândula sexual do civeta, um gato selvagem que vive na África e na Índia (radical essa galera dos perfumes, né?). É um odor fecal (ai!), com extraordinário poder de fixação e sensualidade e que hoje em dia é sintetizado. Vai na base, nas notas de fundo.

ALDEHYDIC


São os cheiros metálicos (de alumínio) de origem totalmente química. Dão um certo brilho ao perfume, como dizem os perfumistas. Esse aroma vai no meio, nas notas de corpo e algumas vezes, no topo, nas notas de cabeça. Os aldehidics são agressivos, mas quase não aparecem. Quer uma outra curiosidade para você fazer seu filme? O Chanel nº 5, o perfume mais vendido no mundo, ficou famoso por ter esse componente em sua fórmula.
SPICY


São os aromas apimentados. Pimenta, gengibre, canela e cravo que, em geral, vão no meio, nas notas de corpo.
WOODY


São os aromas que vêm da madeira. Sândalo, cipreste, patchouli, pinho, vetiver, cedro, que vão na base, nas notas de fundo.
HERBAL


São os aromas das ervas. Cominho, artemisia, camomila, menta, anis e lavanda (a mais popular, fácil de identificar!). A lavanda é moída junto com o arbusto, por isso traz um ligeiro traço de madeira. Alguns desses aromas podem estar no meio, como notas de corpo, ou no topo, como notas de cabeça.
FRUITY


São os aromas sintéticos extraídos das cascas de frutas tropicais como maçã, abacaxi, pêra, frutas vermelhas, pêssego. Detalhe: são sintéticos. Esses aromas, em geral, vão no meio, nas notas de corpo e são extraídos das cascas de laranja, bergamota, limão, lima. Dentro desse grupo estão as frutas cítricas, que são as mais voláteis de todas. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.
VERDES


São leves e voláteis, e dão a sensação de cheiro de folhas amassadas, grama cortada e e terra. São utilizados para puxar os aromas de baixo, das notas de corpo para a saída.
WATERY


Têm uma saída aquosa e dão a sensação, a noção de espaço, de oxigênio. Melão e melancia são exemplos. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.
FLORAIS


São os aromas mais conhecidos, populares e identificáveis. Rosa, jasmim, mugue. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.
Tá aí seu guia de perfumes, thank-you-very-much. Agora, corre para a perfumaria e vai praticar, vai!

fonte: uol

Nenhum comentário: